
Nutricas
Nutricas é um app e um site responsivo para que crianças possam aprender mais sobre nutrição e ter um estilo de vida mais saudável.
Duração do projeto:
3 semanas
Público Alvo:
Crianças que precisam e querem aprender mais sobre nutrição. Em conjunto a isso os cuidadores e a família.
Meu papel:
UX Designer; Criando todo o aplicativo desde o início até o fim do projeto.
Responsabilidades:
Conduzir pesquisas, criar wireframes de papel e digitais, criar protótipos de baixa e alta fidelidade, conduzindo testes de usabilidade, fazendo iteração, interpretando resultados e criando design responsivo.
O problema:
Um estudo da UFRJ mostra que apenas 22,2% das crianças brasileiras de 6 a 23 meses são alimentadas preferencialmente com vegetais e frutas, em detrimento de produtos industrializados, é importante entender que esse é um problema multifatorial, ligado a falta de recursos, mas também por uma cultura de alimentação deficitária. Nesse contexto, crianças cada vez mais cedo estão sendo apresentadas a produtos ultraprocessados e com alto teor de açúcar. Assim surgindo a necessidade de tornar a nutrição algo mais proximal e de conhecimento para as crianças.
O objetivo:
Nutricas é um guia interativo para toda a família construir hábitos alimentares saudáveis e descomplicados. Com o Nutricas, crianças e pais se divertem enquanto aprendem sobre alimentação saudável e criam hábitos que duram a vida toda.
Pesquisa
3X
da média global
"A parcela de crianças com sobrepeso ou obesidade (14,2%) é quase o triplo da média global (5,6%). A de adolescentes (31,2%), quase o dobro (18,2%)."
Observatório de Saúde na Infância, da Fiocruz, com base em dados do Ministério da Saúde
"Compreender a importância dos nutrientes é fundamental para garantir um crescimento saudável e criar um ambiente propício para o desenvolvimento das crianças. "
Marcia Juliane Rebolhedo Chagas
parcela de crianças com sobrepeso é

O relatório mostra, por exemplo, que 42% dos adolescentes em idade escolar em países de baixa e média renda consomem refrigerantes com açúcar pelo menos uma vez por dia e 46% comem fast-food pelo menos uma vez por semana.
Relatório da UNICEF
53% de crianças até 2 anos consomem alimentos ultraprocessados
Relatório Situação Alimentar e Nutricional do Paraná, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa)
Fontes:
REDAÇÃO BANDNEWS FM CURITIBA. 53% de crianças até 2 anos consomem alimentos ultraprocessados, aponta pesquisa. BandNews FM Curitiba, 28 mar. 2024. Disponível em: https://bandnewsfmcuritiba.com/53-de-criancas-ate-2-anos-consomem-alimentos-ultraprocessados-aponta-pesquisa/. Acesso em: 16 mai. 2024.
O GLOBO. Obesidade infantil exige políticas de incentivo à alimentação saudável. O Globo, Opinião, 15 dez. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2023/12/obesidade-infantil-exige-politicas-de-incentivo-a-alimentacao-saudavel.ghtml. Acesso em: 16 mai. 2024.
EQUIPE SUMMIT SAÚDE. Nutrindo o futuro: a importância de manter uma alimentação infantil adequada. Summit Saúde, 22 jun. 2021. Disponível em: https://summitsaude.estadao.com.br/novos-medicos/nutrindo-o-futuro-a-importancia-de-manter-uma-alimentacao-infantil-adequada/. Acesso em: 16 mai. 2024.
UNICEF BRASIL. Má alimentação prejudica saúde das crianças em todo o mundo, alerta o UNICEF. UNICEF Brasil, 19 nov. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/5566/file/Situacao_Mundial_da_Infancia_2019_ResumoExecutivo.pdf. Acesso em: 16 mai. 2024.
Buscando o entendimento do usuário
Com base em pesquisas, foi percebido parte dos desafios da alimentação infantil no mundo atual. Isso nos ajudou a definir o público-alvo do app: crianças, com acesso para responsáveis acompanharem as habilidades desenvolvidas e o tempo de uso
.png)
.png)
Auditoria competitiva
Na auditoria competitiva a ideia principal era avaliar os designs, projetos e educativos bem como métodos de avaliação e gameficação de seus apps e sites, além de preços e necessidades.

A análise da concorrência revelou a escassez de aplicativos e sites direcionados à nutrição infantil. As soluções existentes focam principalmente nos pais, enquanto a compreensão da importância de uma boa alimentação deve ser transmitida diretamente às crianças. Nosso aplicativo preenche essa lacuna, promovendo autonomia e beneficiando toda a família
Achados
Mobile first
O Comitê Gestor de Internet do Brasil fez uma pesquisa em 2022 onde foi apontado que o dispositivo mais usados entre crianças e adolescentes é o celular, então por isso foi optado a escolha de criar Nutricas primeiramente pensando para aplicativo.
Antes de ir para o wireframes criei um documento "App Map" que me pautou principalmente nas principais funcionalidades que o app precisaria, assim tornando o momento da ideação ainda mais focado em achar as soluções direcionadas para a necessidade do aplicativo.
_page-0001.jpg)
Fonte:
GOVERNO FEDERAL. Uso de telas por crianças e adolescentes. Plataforma ParticipaMais Brasil, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes. Acesso em: 16 mai. 2024.
Trazer a ideia ao tangível
Os wireframes em papel foram parte importante do processo, pois eles delimitaram o como seria o processo de criação do aplicativo, desde o onboarding até mesmo ao fluxo de configurações e de usabilidade da home contendo os jogos, histórias e muito mais.
Frames do onboarding
_page-0001.jpg)
_page-0002.jpg)
Wireframe digital aplicativo
Os wireframes digitais foram importantes para entender a aplicação dos frames na realidade e também criar o primeiro protótipo para fazer o estudo de usabilidade pensando em buscar melhorias no aplicaitvo.
Visualize os wireframes digitais do app nesse link
.png)
Pensando no site para web
Já com o aplicativo basicamente todo estruturado em seu rascunho foi pensado que seria ideal fazer o estudo de usabilidade já com o aplicativo e o site estruturado, fazendo com que o usuário pudesse comparar e perceber aspectos de melhoria em ambos.
Por isso inspirado no "App Map" foi criado sitemap, pensando em como adaptar as funções centrais do uso do app para a web, adicionando mais recursos para pais e permitindo um site robusto e ao mesmo tempo prático de se acessar.

Estudo de usabilidade
O estudo de usabilidade foi muito importante para determinar pontos relevantes para melhoria do app principalmente quanto a funcionalidade do aplicativo bem como do site
Para isso, realizamos um estudo de usabilidade moderado de forma remota, conduzido nas residências dos 3 participantes analisados. Fizemos a priorização de 3 problemas para serem corrigidos a fim de melhorar a usabilidade do site.
1
66% dos pesquisados fizeram algum tipo de observação quanto à rolagem na parte da home do site, dizendo que está confusa e difícil de localizar os elementos da home. A solução foi de aproximar títulos aos ícones favorecendo um entendimento de unidade.
.png)
Título do "vídeos" estava muito distante do ícone para clicar nos itens dos site
.png)
Aproximação do cabeçalho com os ícones presentes, criando unidade
Antes do estudo de usabilidade
Depois do estudo de usabilidade
2
30% dos pesquisados observaram que faltam explicações da utilização do app e por isso tiveram dificuldades. A solução foi de criar tutoriais básicos de como usar o app garantindo uma melhor experiência para o usuário


Foi criado um componente em motion, com o ícone de mão mostrando os movimentos referentes ao funcionamento do touch
3
Notando o comportamento dos pesquisados, nenhum deles arrastou para o lado o slider já clicando no continuar assim que viram.
O insight foi, então de deixar o continuar só no último slide, assim fazendo com que o usuário seja obrigado a percorrer todo o fluxo.
Depois do estudo de usabilidade
Componente criado




Antes do estudo de usabilidade

Botão continuar apenas no último slide



Depois do estudo de usabilidade
Além desses principais achados no estudo de usabilidade outros itens se destacaram, mas serão priorizados no futuro com o prosseguimento e refinamento do app, alguns deles ainda foram incorporados no prosseguimento do projeto.
Prioridade 1
-
1 dos pesquisados disse que a parte das receitas poderia ter uma busca, um insight é: criar a busca para os usuários conseguirem encontrar o que desejam .
-
30% dos pesquisados disseram que a parte do perfil que aparece um broccoli está confuso no que ele é já que existe ao lado uma parte de notificações, um insight é:para melhorar isso é possível retirar a função de troca de imagens da configuração e deixar a troca de imagem apenas para a fotinho do perfil deixando o app mais dinâmico.
Prioridade 2
-
60% dos pesquisados disseram que o explorando poderia conter menos textos e adicionar mais vídeos e imagens, um insight é: Perceber se o app está com muitos textos .
-
1 dos pesquisados disse sobre colocar o horário de entrada do aluno e quanto tempo ele usou por dia no espaço do cuidador , um insight é: Criar uma parte própria no calendário para isso.
-
1 dos pesquisados disse que seria legal a criança ter uma tarefa por dia para motivar a entrada. Um insight é: Criar uma parte própria antes da pessoa entrar na home com desafios diários e medalhas se completar o dia .
Elaborando a forma do app e site
A escolha das cores avermelhadas e esverdeadas remetem à comida, transmitem dinamismo ao site e se harmonizam com a identidade visual da marca. A componentização do site seguiu os padrões e características do app, garantindo uma experiência coesa e intuitiva para o usuário.
O Nutricas
Retomando um pouco sobre as funções do site, o Nutricas foi pensado em ser um guia para crianças aprenderem mais sobre nutrição de maneira divertida e um apoio aos pais na educação alimentar dos filhos.
Pensando nisso foi criado mecanismos muito interativos de acesso a histórias, jogos, exploração de alimentos, receitas e vídeos para as crianças enquanto os pais tem acesso a evolução da criança em relação ao conhecimento de nutrição no espaço do cuidador.
.png)
Paralelo telas iniciais app e home page site
Diante das pesquisas feitas foi entendido que as crianças tendem a utilizar mais o app no tablet e no celular do que no computador por exemplo. Por isso pensamos em um site da web mais voltado para necessidade dos pais enquanto o app abarque mais a necessidade e dinamismo da criança.
O site se tornou mais explicativo mostrando os benefícios, como baixar o app e até mesmo contendo um blog para cuidadores aprenderem mais sobre educação alimentar.




No aplicativo, optamos por um slide inicial conciso e informativo, apresentando os pontos chave do aplicativo após a tela de carregamento das funcionalidades.





Login e cadastro
A área de login segue o mesmo padrão visual na web e no aplicativo, oferecendo também a opção de acesso sem login para crianças que desejam explorar o conteúdo sem a necessidade de criar uma conta.









Fluxo de login do aplicativo para celular
Onboarding
O onboarding é uma etapa fundamental para o aplicativo, pois permite que ele personalize o conteúdo de acordo com a idade e as restrições alimentares da criança. Através da coleta de informações sobre a criança, o aplicativo pode recomendar receitas adequadas às suas necessidades e preferências, proporcionando uma experiência mais personalizada.














Fluxo do onboarding para o celular
Home pós login
Home da parte pós login no computador ele abre diretamente na home, enquanto no app abre um tutorial ensinando o como acessar outras funções. Nessa área da home o usuário tem acesso a Jogos, Histórias, Explorando, Receitas e Vídeos, além de configurações, espaço do cuidador e as medalhas.

.png)

A parte de jogos foi pensada em ser uma diversão educativa com atividades pensadas como quizes, quebra - cabeça, escolhas, jogo das ligações e rotulagem, tudo para a criança aprender brincando.
Jogos
Os vídeos foram pensados para estimular a criatividade também pensando em receitas e curiosidades, além das próprias animações sobre frutas, verduras e legumes.
Vídeos




.png)
.png)
No histórias a criança tem acesso a vários contos sobre colheita, verduras, nutrição e tudo que envolve uma alimentação balanceada e colorida.
Histórias


Na seção de receitas, a criança encontra diversas opções deliciosas para preparar com seus pais. As receitas são categorizadas por nível de dificuldade, facilitando a escolha da opção ideal.
Receitas


.png)
.png)




A área "Explorando" foi criada como um divertido dicionário de verduras, legumes e frutas, onde as crianças podem aprender sobre colheita, tabela nutricional, benefícios e curiosidades.
Explorando
.png)
Gamificação
A gamificação é um elemento crucial para manter o engajamento das crianças no aplicativo. Através da implementação de um sistema de medalhas e cards que a criança conquista ao completar tarefas e explorar o aplicativo, a experiência se torna mais divertida e motivadora.

.png)
Design final
Acesse agora o protótipo do aplicativo e suas funcionalidades nesse plugin abaixo. Caso queira acessar o protótipo do site clique nesse link.
Resultados
O objetivo principal:
Criar um site e um aplicativo para que as crianças aprendam mais sobre nutrição, melhorando sua alimentação e estilo de vida. É sabido que "somos o que comemos", então o objetivo era desenvolver um aplicativo criativo e divertido para que as crianças, desde as primeiras fases, já fossem introduzidas a uma alimentação correta e de qualidade, a fim de que no futuro possam ter uma vida melhor e mais consciente como adultos
Soluções:
-
A principal solução foi a criação de um Onboarding pensado em favorecer uma experiência mais agradável para a criança e suas necessidades.
-
A responsividade também foi algo muito importante para o projeto, pois ela fez com que o aplicativo fosse utilizado pensando em seus diversos tipos de usuários e dispositivos.
-
A partir das pesquisas foi observado também que muitas crianças nem conhecem muitas frutas e legumes e o aplicativo surge como uma forma também de tornar esse conhecimento mais fixado na cabeça das crianças.
-
Aprender brincando, crianças precisam ser ensinadas e uma das melhores metodologias de ensino aplicadas aos pequeninos é por meio de jogos e entretenimento, assim fixando a informação de maneira lúdica
-
Uma parte dos responsáveis utiliza de controle parental nos dispositivos e uma das maneiras dos cuidadores saberem diretamente onde e quanto tempo as crianças estiveram online é por meio do Espaço do cuidador, trazendo também conquistas e medalhas adquiridas pelos jogos.
Próximos passos:
-
Desenvolver mais configurações
-
Melhorar estratégias de acessibilidade como permitir aumento das fontes diretamente no app
-
Desenvolver os jogos e mais funcionalidades dentro do aplicativo
-
Seria importante aprimorar ainda mais a gamificação criando desafios diários e metas semanais.
-
Sendo um estudo de caso não há a necessidade, porém pensando que esse fosse um projeto real, seria importante criar documentos para enviar ao desenvolvedor do aplicativo e site.
Lições e aprendizados
-
Aprendi um pouco mais sobre educação e sobre pedagogia.
-
Pesquisei bastante sobre gamificação e como são os sites safe para crianças.
-
Criei componentes ainda mais complexos, além das animações no figma.
-
Entendi ainda mais como conduzir testes de usabilidade e como me comportar em relação ao recebimento de feedback
